Tem prisão de Ventre? Sabia que com pequenas mudanças no seu estilo de vida este incómodo poderá chegar finalmente ao fim? Conheça aqui algumas dicas simples que poderão fazer toda a diferença na sua saúde digestiva.
1 – Beba muita água
Beber bastante água ajuda a hidratar as fezes. Fezes desidratadas percorrem o intestino com maior dificuldade, podendo causar feridas e problemas como hemorróidas, pólipos e sangramentos.
2 – Consuma muitas fibras
Alimentos como frutas frescas, vegetais e sementes (chia, linhaça, giraçol, etc..) são bastante ricos em fibras e devem ser consumidos regularmente. No entanto, é preciso ter em atenção que o consumo de fibras deve sempre ser acompanhado de uma boa quantidade de água ao longo do dia, pois o excesso de fibras sem a ingestão de água pode piorar prisão de ventre.
3 – Consuma gorduras saudáveis
A ingestão de gorduras saudáveis, como é o caso do Graduva Óleo de Abacate prensado a frio, funciona como lubrificante no intestino, facilitando a passagem das fezes. Além de facilitar na prisão de ventre, o ómega 3 presente neste óleo também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a estrutura das células e auxilia na absorção das vitaminas A, D, E e K no intestino.
4 – Pratique atividade física regularmente
Praticar atividade física regularmente, ajuda a fortalecer a musculatura abdominal, que permite pressionar o intestino e facilitar a passagem das fezes. Além disso, movimentar o corpo também estimula a movimentação do próprio intestino, ajudando a combater a prisão de ventre. Neste sentido, é aconselhável praticar exercício físico pelos menos 3 vezes por semana.
5 – Consuma probióticos
Os alimentos probióticos como é o caso do iogurte natural, kombucha e kefir, são ricos em bactérias boas para o intestino. As bactérias da flora intestinal ajudam a processar as fibras e favorecem a formação das fezes, ajudando na prisão de ventre.
O ideal é consumir probióticos pelo menos 3 vezes por semana, podendo também ser necessário usar comprimidos probióticos que podem ser prescritos pelo médico ou pelo nutricionista.
6 – Evite Laxantes
O uso frequente de laxantes pode piorar a prisão de ventre, pois o intestino fica irritado e inflamado, prejudicando o funcionamento adequado sem o uso da medicação. Além disso, os laxantes alteram a flora intestinal, o que também piora a prisão de ventre e a digestão.
Artigo adaptado de : https://www.apn.org.pt/documentos/07.06.2021_Dia_Mundial_Seguranca_Alimentar.png




