DICAS PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

DICAS PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

Durma bem
O sono é o momento em que o cérebro aproveita para se livrar de todos os resíduos e para se restabelecer. A privação de sono contribui para a falta de memória e de concentração, além de que aumenta os níveis de stress.Da privação de sono podem ainda advir problemas como o enfraquecimento do sistema imunitário e o aumento de peso.

Tome o pequeno-almoço
Esta refeição é reconhecida por nutricionistas, médicos e demais profissionais de saúde como a mais importante do dia. A quantidade e combinação adequada de alimentos que se complementam pode garantir um início de dia cheio de energia e saúde. Opte por uma refeição completa, equilibrada e variada que inclua vitaminas, fibras e proteína.

Aproveite o sol
A exposição regular, mas controlada ao sol é importante para captar a vitamina D que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz a hipertensão, o risco de enfarte e ajuda ainda o organismo a absorver o cálcio tão importante na manutenção da saúde óssea.

Faça exercício físico
A sua prática regular ajuda a normalizar os níveis de glucose, insulina e leptina e beneficia a musculatura, pulmões, coração, cérebro e ossos. 30 minutos diários bastarão para sentir estes benefícios.

Beba pelo menos 2,0 L de água por dia e um copo de água com limão ao acordar
É importante manter o corpo hidratado para garantir o bom funcionamento renal e uma pele hidratada e saudável. A ingestão de sumo de limão em jejum ajuda a manter o seu corpo alcalino afastando assim a possibilidade de desenvolver patologias que se alimentam e crescem em meios predominantemente ácidos.

Aposte numa alimentação variada, com ingestão diária de proteínas, hidratos de carbono,
fibras, gorduras, vitaminas e minerais nas devidas medidas e proporções.
Prefira as carnes brancas e o peixe. Inclua sempre vegetais e fruta nas suas refeições. Para além de pouco calóricos, os legumes contêm grandes percentagens de água. Não descure o potencial das leguminosas. Alimentos como o feijão, grão e as ervilhas são alternativas muito vantajosas às massas, batata e arroz, para além de poderem também substituir as carnes e o peixe no caso de preferir uma dieta vegetariana.

Reduza o consumo de sal
É possível desfrutar de refeições saborosas sem adicionar demasiado sal aos seus pratos. Opte por temperos alternativos e naturais como o alho, cebola, pimenta, manjericão, salsa ou coentros. Se ainda assim sentir que o sal é imprescindível na sua mesa, prefira a flor de sal.

Reduza o consumo de açúcar
Os doces podem ser bastante tentadores. Os açúcares naturalmente presentes nos alimentos fornecem a energia necessária ao desempenho de todas as funções do nosso quotidiano. O mel, o xarope de ácer e o agave podem ser boas alternativas ao açúcar,devendo no entanto manter-se um consumo moderado dos mesmos.

Cozinhe em vapor ou em pouca água
Para preservar e conservar os nutrientes presentes nos alimentos, evite cozinhá-los em grandes quantidades de água. Opte por cozinhá-los no forno ou no wook, por exemplo.

Aumente o teor de fibra na sua alimentação
Este é um elemento muito importante para o funcionamento regular do intestino assim como para a saciedade e promoção da eliminação de gordura. Evite as farinhas brancas e processadas. Substitua a farinha de trigo por farinhas de aveia, arroz, milho ou centeio.

Cuide da sua saúde mental
Sentir-se bem consigo próprio é essencial para uma boa auto-estima e maior capacidade de lidar com o stress e ansiedade. Promova um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida familiar e pessoal. Escolha hobbies que lhe dêem prazer e procure estar perto de pessoas e lugares que lhe fazem bem.