PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA GRAINHA DE UVA

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA GRAINHA DE UVA

O extrato de grainha de uva deriva das grainhas (e por vezes da casca) das uvas vermelhas, utilizadas na produção do vinho tinto. O extrato das mesmas, encontra-se entre os alimentos com maior número de benefícios para o organismo por conter nele compostos que atuam em várias funções básicas do seu corpo.

Por ser rica em compostos fenólicos como o tocoferol (vitamina E) e por conter uma alta concentração de gorduras polinsaturadas como a vitamina A e o ácido linoleico (Omega 6), a grainha de uva contribui para o controlo dos níveis de colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares. Aumenta os níveis do bom colesterol (HDL) e diminui o mau (LDL), reduzindo assim o risco de desenvolvimento de doenças como a hipertensão, os AVC’s e a insuficiência arterial.

A grainha de uva é rica em flavonoides e fitoquímicos, sendo os mais importantes os proantocianidinos oligoméricos que ajudam a neutralizar radicais livres, a melhorar a circulação sanguínea e a fortalecer os vasos sanguíneos. Promove ainda a elasticidade das veias contribuindo para a prevenção da sua obstrução e para no auxílio relativo a varizes, tromboses e estrias.

Os seus agentes antioxidantes estimulam a produção de colagénio enquanto que o resveratrol presente na grainha de uva previne o aparecimento de rugas. Auxilia a prevenção de doenças associadas ao envelhecimento como é o caso da esclerose múltipla e do Parkinson. O extrato de grainha de uva é também um excelente aliado na melhoria da resistência óssea e na prevenção de problemas dentários como as cáries.

Através da vitamina E, atua no auxílio e tratamento de doenças da visão, principalmente relacionadas com diabetes e cansaço. Apresenta-se também como um excelente complemento natural para diminuir o risco de cancro principalmente da pele, sistema digestivo, próstata e mama.

Pode ainda ser útil no combate ao stress e ansiedade, protegendo também o organismo dos efeitos nocivos do tabaco.