7 MITOS SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

7 MITOS SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1. O leite é a maior fonte de cálcio
O leite não é a maior fonte de cálcio. Os vegetais têm mais cálcio que o leite e têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

2. O ovo tem muito colesterol
O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvido. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurónios e capacidade cognitiva).

3. Margarina é mais saudável que a manteiga
Apesar de ser de origem vegetal e potencialmente mais saudável, a margarina sofre um processo de hidrogenação que a torna uma gordura polinsaturada. Nesse sentido, não podemos afirmar que a margarina constitui uma opção mais saudável que a manteiga. Entre as gorduras vegetais indicadas para substituição da manteiga podemos encontrar o azeite, o óleo de côco ou o óleo de grainha de uva.

4. A comida vegetariana engorda menos
O facto da cozinha vegetariana incluir potencialmente mais legumes nas suas refeições não garante uma redução das calorias ingeridas. Para além da forma como cozinhamos os alimentos e do tipo de gorduras que adicionamos aos nossos pratos, há ainda os índices calóricos de cada alimento e ingrediente. Tome como exemplo a comparação entre a soja e a carne bovina. 100 g de soja fornecem 300 Kcal, enquanto que 100 g de carne bovina contêm apenas 179 Kcal.

5. O sal marinho é mais saudável que o sal de mesa (refinado)
Apesar de obtidos de forma diferente, ambos têm o mesmo teor de sódio (575 miligramas por colher de chá) contribuindo assim na mesma medida para um aumento da pressão arterial.

6. Beber água durante a refeição engorda
A bebida em excesso durante as refeições dilui os sucos gástricos e com isso dificulta a digestão. Também pode dilatar o estômago, aumentando a fome nas próximas refeições. No entanto isso não significa que haja uma relação direta entre o aumento de peso e a ingestão de água durante as refeições.

7. Alimentos integrais não engordam
Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Saciam mais e são absorvidos pelo corpo mais lentamente. Mas se forem consumidos em excesso, também podem aumentar o peso.