Por uma alimentação mais saudável!

Por uma alimentação mais saudável!

Hoje em dia, existe muito a ideia que comer saudável é comer sem sabor e com inúmeras restrições, o que não é verdade. Podemos comer saudável de forma deliciosa e sem muitas limitações desde que, consigamos fornecer todos os nutrientes necessários numa quantidade adequada. Para sermos realmente saudáveis é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na qualidade e segurança dos alimentos que ingerimos. Consulte aqui todas as receitas Graduva e deixe-se inspirar!

Principais erros cometidos na alimentação

Colocar muito sal na comida

O consumo exagerado de sal pode causar problemas de saúde como, o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos. Sendo essencial consumir este tempero com moderação.

Consumir muito açúcar

A Obesidade é, sem dúvida, a maior consequência provocada pela ingestão de quantidades muito elevadas de açúcar.  Claro que podemos comer doces de vez em quando mas, não devemos incluir este tipo de alimentos na nosso regime diário.

Refeições com pouca variedade

Quanto mais colorido for o seu prato mais nutrientes o mesmo tem e, por tanto, mais saudável é. É importante ter uma alimentação equilibrada com legumes, fruta e proteínas.

Não comer frutas, verduras e legumes

Estes ingredientes são essenciais no seu regime alimentar pois fornecem vitaminas e fibras.

Não se hidratar

Beber pouca água é o erro mais comuns. O recomendado é beber 2 litros de água diários.

Pular refeições

O facto de estarmos muitas horas sem comer faz com que, na hora em que nos vamos alimentar a ingestão de alimentos seja muito superior ao recomendado.

9 dicas para uma alimentação mais saudável

1. Faça pelos menos cinco refeições sem as pular: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, de forma saudável.

2. Como diariamente, tanto ao almoço como ao jantar, verduras e, inclua também a fruta nos seus lanches e ao final das refeições.

3. Quando confecionar aves, carnes ou peixe retire sempre a gordura visível.

4. Use uma gordura vegetal saudável na confeção das suas refeições como é o caso, dos óleos de Graduva de Grainha de Uva e de Abacate.

5. Evite refrigerantes e sumos industrializados, bolos, bolachas, biscoitos, doces e outras guloseimas.

6. Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sódio (sal) como hamburger, salsicha, linguiça, chouriço, presunto, salgadinhos, conservas, sopas, molhos e temperos prontos.

7. Beba pelo menos dois litros de água por dia, de preferência entre refeições.

8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

9. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diária.

Graduva, temperos e cozinhados puramente saudáveis!

 

Artigo adaptado de. https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/alimentacao-saudavel.htm