Dicas para uma alimentação saudável no Inverno

Dicas para uma alimentação saudável no Inverno

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas chega também aquela sensação de fome. O organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e, consequentemente, pede um maior consumo de alimentos para equilibrar a equação. O que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas.

Assim sendo, é essencial redobrar os cuidados com a alimentação, mantendo uma alimentação equilibrada. Conheça aqui algumas dicas para se manter saudável durante o inverno:

 

1. Consuma sopas

As sopas são pratos típicos do inverno e uma ótima opção para incluir nas suas refeições. São muito nutritivas e excelentes aliados para a saúde. O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade, por causa das fibras, e evita os exageros. Aconselha-se a combinação de vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva e deve-se evitar o uso de ingredientes ricos em  carboidratos, como  é o caso do arroz, batata, mandioca e massa.

 

2. Beneficie de gorduras saudáveis

Use gorduras saudáveis na confeção das suas refeições como é o caso dos Óleos Graduva. Óleos de origem vegetal 100% natural, extraídos mecanicamente por prensagem a frio, a partir de sementes e frutos criteriosamente selecionados. Não têm qualquer adição de químicos e conservantes e apresentam inúmeras vantagens para a saúde como:

-melhoram o sistema imunitário;
-reduzem o colesterol e melhoram a saúde no coração;
– protegem a saúde ocular;
– aumentam a absorção de nutrientes importantes;
– melhoram a pele a a cicatrização de feridas;
– previnem o aparecimento doenças associadas ao envelhecimento;
– diminuem o risco de aparecimento de doenças cancerígenas;
– ajudam a combater o stress e ansiedade;

 

3. Mantenha as frutas sempre á mão

Aproveite as frutas da época, como o morango, a laranja, a maçã, a pera e a uva e coma ao longo do dia para lhe saciar a fome. As frutas secas, cristalizadas e desidratadas também são uma boa alternativa nutritiva.

 

5. Mantenha-se hidratado

O consumo de água no inverno não pode ser descorado, com as baixas temperaturas o corpo perde muitos líquidos e é essencial mante-lo hidratado. A sugestão passa por consumir bebidas típicas desta estação como os chás, sumos naturais e bebidas vegetais, para além de ajudarem na hidratação trazem inúmeros benefícios para a saúde. Os sumos naturais ajudam a reforçar o sistema imunológico por serem ricos em vitaminas e nutrientes e os chás auxiliam o sistema digestivo e ajudam a controlar o peso corporal. Mas atenção não é recomendável adoçar muito estas bebidas.

 

6. Substitua alguns alimentos

Opte por confecionar alimentos integrais ricos em fibras. Troque o arroz branco por integral, use massa integral e insira na sua alimentação sementes de linhaça e chia em sopas ou lanches. Além de ajudarem a manter o bom funcionamento do intestino e a controlar os níveis de açúcar no sangue e do colesterol, as fibras também possuem a vantagem de prolongar a sensação de saciedade e, por isso, é importante consumir estes alimentos durante as refeições.

 

7. Aposte em refogados

Com a chegada do inverno, o consumo de verduras diminui, pois as saladas que tanto gostamos de comer no verão já não saciam a fome. Desta forma, uma alternativa é comer os legumes  bem quentes, refundando-os e, garantindo assim, a ingestão de nutrientes importantes para o dia a dia!

 

Graduva, cozinhados e temperos puramente saudáveis!

 

 

 

Artigo adaptado de:

-https://www.webrun.com.br/dicas-alimentacao-saudavel-inverno/

-https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/5-dicas-alimentacao-saudavel-inverno/