fbpx

Vantagens do Graduva Óleo de Abacate

Vantagens do Graduva Óleo de Abacate

O abacate é dos frutos mais procurados atualmente por ser rico em gorduras saudáveis, vitaminas,  minerais e antioxidantes. Estudos recentes indicam que incluir óleo de abacate na alimentação traz imensos benefícios para a saúde, vamos conhecer alguns deles:

Reduz o colesterol e melhora a saúde do coração

O óleo de abacate tem efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol no sangue por ser rico em ácido oleico e β-sitosterol. Consegue diminuir significativamente o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).

Melhora o sistema imunitário

O seu consumo está relacionado com uma melhor absorção de carotenoides e Vitamina E, importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Protege a saúde ocular

O Óleo de Abacate é rico em luteína, um carotenoide que protege a saúde ocular. Comer bastante luteína pode reduzir o risco de cataratas e de degeneração macular relacionada com a idade (a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos).

Aumenta a absorção de nutrientes importantes

Alguns nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo corpo. Entre eles estão os antioxidantes carotenoides, pigmentos encontrados na maioria dos vegetais.

Reduz alguns sintomas provocados pela artrite

A artrite é uma doença bastante comum que envolve inflamação dolorosa das articulações.  A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Está associada à degradação da cartilagem nas articulações. Numerosos estudos descobriram que extratos de óleo de abacate, podem reduzir alguns sintomas como: a dor na movimentação, calor, vermelhidão e limitação funcional.

Melhora a pele e a cicatrização de feridas

Os ácidos gordos do óleo de abacate protegem a pele contra os radicais livres resultantes da exposição aos poluentes ambientais e dos efeitos nocivos provocados pela exposição à luz (ultravioleta) e acelera a cicatrização de feridas.

Beleza

Devido ao seu elevado conteúdo de insaponificáveis e vitaminas A, B, C, D, E, K, Biotina e Niacina, este óleo é facilmente absorvido, não deixando a pele oleosa e conferindo-lhe um efeito luminoso. Ajuda a prevenir a secura na pela provocada pelo sol e pelo vento e,  fortalecer os fios de cabelo fracos e quebradiços. A vitamina E do óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante para atuar na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele.

Os ácidos graxos do óleo de abacate são benéficos para a pele. Um estudo realizado em 13 pacientes descobriu que um creme que continha óleo de abacate e vitamina B12 melhorou os sintomas da psoríase após 12 semanas de tratamento. Protege também contra os radicais livres resultantes da exposição aos poluentes ambientais e dos efeitos nocivos provocados pela exposição à luz (ultravioleta) e acelera a cicatrização de feridas.

Óleo muito fácil de usar

O óleo de abacate é altamente versátil e fácil de incorporar numa alimentação saudável. Pode ser consumido frio, mas também é um óleo de cozinha seguro e saudável porque os seus ácidos graxos são estáveis ​​em altas temperaturas. Aqui estão algumas sugestões de adicionar o óleo de abacate à sua alimentação:

  • Adicione uma colher de sopa a um smoothie.
  • Tempere uma salada.
  • Use-o como marinada para grelhar carne .
  • Faça assados.
  • Tempere os vegetais antes de os cozinhar.
  • Adicione um fio de óleo às sopas frias, como o gaspacho.

 

healthline (2016) –9 Evidence-Based Health Benefits of Avocado Oil . Acedido em 23 de Fevereiro de 2021, em: https://www.healthline.com/nutrition/9-avocado-oil-benefits

Celeiro (s.d) – ÓLEO DE ABACATE – PROPRIEDADES INCRÍVEIS. Acedido em 23 de Fevereiro de 2021, em: https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/oleo-de-abacate-propriedades-incriveis