7 DICAS PARA FRITAR SALGADOS

7 DICAS PARA FRITAR SALGADOS

Fritar salgados pode parecer muito fácil para quem tem experiência na cozinha, mas a verdade é que existem muitos segredos por trás de uma boa fritura.
Se tem dificuldades em achar o ponto ideal de fritura, temos 7 dicas para lhe dar para acertar em cheio e garantir uma fritura de qualidade, saborosa e de chorar por mais.

1. Aposte numa boa massa.
O primeiro passo para uma boa fritura é uma massa de qualidade. Não tente economizar comprando massa de baixa qualidade ou tentar fazer tudo à pressa.
Bons salgados pedem uma boa farinha e muita dedicação! Invista em bons produtos e faça tudo com amor e carinho. A massa precisa ficar bem macia. Assim, conseguirá fritar os salgados sem que rebentem!

2. O recheio também é importante.
O excesso de recheio pode ser prejudicial no momento da fritura. Isto acontece porque os salgados ficam muito cheios e com pouco espaço de ar para uma correcta fritura.
O ideal é não deixar os salgados demasiado recheados e ter atenção a sabores que possuam muita água na composição (como o queijo, por exemplo), que acaba por inchar e se expandir.
É também importante deixar o salgado bem fechado, evitando bolhas de ar e possíveis rachas.

3. Acerte a temperatura do óleo correctamente.
A temperatura do óleo é um factor crucial para uma boa fritura. O óleo não pode estar muito quente, nem muito frio, e a recomendação é de que a temperatura fique entre os 180ºC e os 200ºC.

4. Fique atento à quantidade de óleo.
Além da temperatura, a quantidade de óleo também faz a diferença ao fritar os salgados sem que rebentem. O truque é que haja quantidade suficiente para cobrir todo os salgados, assim fritando-os homogeneamente e não correndo risco de rebentarem. Aconselhamos a não fritar todos de uma vez.

5. Sem pressas.
Não precisa ter pressa no momento da fritura, por isso, vá com calma. Leve-os um a um à panela, e de preferência com a ajuda de uma escumadeira.
Quanto mais delicadeza melhor, pois a pressa pode fazer com que os salgados rebentem. A quantidade também é importante nesta etapa, pois quanto menos salgados colocar no oleo, melhor será a qualidade de fritura. Tenha paciência ao fritar os salgados sem rebentar e garantir a satisfação à mesa!

6. Acerte no ponto de fritura.
O ponto de fritura é decisivo para um salgado seco, crocante e delicioso. Tenha cuidado para que os salgados não passem do ponto e corram o risco de ficar demasiado gordurosos ou rebentarem.
A dica é fritar apenas até o ponto em que se forme uma leve casca. Ainda assim, não se distraia! Não tire os olhos do óleo e retire-os da fritura no momento certo. Pode acreditar que os seus salgados ficarão uma delícia e você conseguirá fritá-los sem que rebentem ou se desfaçam.

7. Não frite directamente do congelador.
Evite ao máximo colocar na frigideira os salgados ainda congelados. Neste estado, a hipótese de rebentarem é maior em função da água que estará ainda retida na massa e no recheio.
Se costuma deixar os salgados no congelador, o ideal é que os retire com alguma antecedência, a fim de que haja tempo necessário para que fiquem à temperatura ambiente. Além disso, o recheio tende a ficar bem mais quentinho e delicioso tendo este simples cuidado!

Boas frituras!